A República 6ºA Grupo 5

Wednesday, December 06, 2006

As dificuldades do país (1890-1910)


Nos finais do séc. XIX, devido à crise política, social e económica a situação do país, era bastante grave.
O bisavô do João reclamava com os preços altíssimos porque nesse momento o país estava em desorganização e muita agitação social e o rei não se preocupava com isso, e para não facilitar as coisas, os Ingleses, nossos amigos de longa data, invadiram Portugal para conquistar as nossas terras.
Em 1890 houve uma grande revolta devido ao facto de Portugal ser cedido ao ultimato Inglês para Portugal, e também devido ás colónias, pois este ultimato queria um território que ficasse nas colónias Portuguesas, para assim poderem passar com a sua matéria-prima.
Grandes manifestações e comícios se fizeram e também se realizaram artigos sobre o governo. Um grupo de jovens organizava-se contra a adesão de Portugal (cedência ao ultimato). Foram 10 estudantes que na noite de 12 de Janeiro, em Lisboa, do Café Martinho, organizaram a primeira manifestação contra o ultimato Inglês. Estes jovens incentivaram a criação de associações comerciais para impedir o comércio de produtos Ingleses. Foram estes que interromperam teatros, obrigando orquestras a entoar o hino e os espectadores se levantassem.

Fig.1 D. Carlos I



0 Comments:

Post a Comment

<< Home